“Logo se reconhecerá que o Espiritismo ressalta a cada passo do próprio texto das Escrituras Sagradas. Os Espíritos não vêm, pois, destruir a religião, como alguns o pretendem, mas, ao contrário, vêm confirmá-la, sancioná-la por provas irrecusáveis.” (O Livro dos Espíritos, questão 1010)

domingo, 15 de maio de 2022

JESUS OU SAINT GERMAIN?

 



   Atualmente vários grupos espiritualistas veneram a figura misteriosa do conde de Saint Germain como um avatar, mestre ascenso ou até mesmo o novo governador espiritual do planeta terra. Principalmente em alguns círculos teosóficos [1], onde essa exaltação à personalidade do conde parece ter surgido originalmente.


       Surgiram também sistemas que, partindo aparentemente do Espiritismo e acrescentando à doutrina, informações de entidades orientalistas, também passaram a afirmar que Jesus não é o próprio Cristo Planetário mas, um representante dele na governança do planeta. E que nesse terceiro milênio já estaria sendo substituído por outra entidade, assim, o governo do nosso Orbe sairia das mãos de Jesus e passaria para Saint Germain.

     Acontece que o codificador do Espiritismo, na época em que a doutrina estava em processo de desenvolvimento, já tinha curiosidade sobre a personalidade enigmática de Saint Germain que já havia dado origem a muitas lendas ao longo dos anos na Europa, histórias que em sua maioria até hoje não encontram nenhum respaldo histórico e com diversas contradições sobre sua origem e personalidade.

     Esse interesse de pesquisador levou Allan Kardec a questionar os Espíritos da codificação sobre a possibilidade do conde ter sido talvez um espírito materializado, um Agênere [2] e recebeu uma resposta direta do Espírito de São Luiz: “Não; era um hábil mistificador”. Isto significa que para S. Luiz o conde de Saint Germain era um impostor, um enganador o que bate com alguns relatos lendários sobre ele.


       Somente essa resposta da espiritualidade esclarecia o caráter e a personalidade do conde de Saint Germain. Entretanto, pode-se raciocinar ainda mais sobre a seguinte questão: Os Espíritos da codificação já haviam esclarecido a Kardec na questão 625 que Jesus foi o modelo mais perfeito que já passou pelo planeta terra, ora, se Saint Germain viveu muito antes de Kardec e estava espiritualmente equiparado a Jesus em perfeição moral e conhecimento a ponto de no futuro poder substitui-lo, como afirmam os espiritualistas de viés orientalista, como o espírito da verdade e os demais espíritos da codificação esqueceram esse detalhe?

      Haviam também relatos de aparições do conde na época em que Kardec ainda estava encarnado [3], como então a espiritualidade negligenciaria informações de um ser dessa envergadura? E como o próprio São Luiz na sua assistência ao trabalho da codificação, como Guia espiritual da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, expressaria opinião tão negativa a respeito dessa personalidade.

       O Espiritismo é essencialmente cristão, a alma da doutrina está no cristianismo. Jesus é o fundador e governador deste planeta (João 17:5), os ensinos e atos do Mestre permeiam toda a Doutrina Espírita.

      Respeitamos a opinião de alguns irmãos que, embora ainda se afirmem espíritas, adotam a linha de pensamento mais orientalista ligada ao culto à Saint Germain. Porém, há de se escolher: a codificação ou esses sistemas espiritualistas e pseudoespíritas? Jesus ou Saint Germain? Nós espíritas ficamos com JESUS e KARDEC!


Referências

[1] Teosofia, conjunto de doutrinas filosóficas, místicas e ocultistas. O termo também é utilizado para se referir às doutrinas da Sociedade Teosófica, fundada em Nova York em 1875 por Helena Petrovna Blavatsky.

[2] Agênere - não gerado. Aparições tangíveis de Espíritos que podem produzir a aparência de uma pessoa viva (encarnada). Revista Espírita, fevereiro de 1859. O Livro dos Médiuns cap. VI n.104 e cap. VII n. 125.

[3] https://pt.wikipedia.org/wiki/Conde_de_St._Germain.


Jefferson Moura de Lemos


Nenhum comentário:

Postar um comentário