“Logo se reconhecerá que o Espiritismo ressalta a cada passo do próprio texto das Escrituras Sagradas. Os Espíritos não vêm, pois, destruir a religião, como alguns o pretendem, mas, ao contrário, vêm confirmá-la, sancioná-la por provas irrecusáveis.” (O Livro dos Espíritos, questão 1010)

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

JEREMIAS E A PREEXISTÊNCIA DA ALMA

           “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e antes que saísses da madre, te consagrei e te constitui profeta entre as nações.”

Jeremias 1:5


         Para muitas religiões, o Espírito da criança é criado durante a formação do corpo físico. No entanto, através de uma reflexão sensata desse ensinamento encontramos varias contradições, que somente podem ser explicadas satisfatoriamente pela preexistência da alma e a reencarnação.
         Vemos, por exemplo, crianças nascerem com enfermidades que as acompanharão por toda vida, enquanto outras nascem saudáveis e fortes. Outras nascem e crescem em um meio adverso, ao passo que outras nascem cercadas de todas as facilidades.
         Ora, se o espírito é criado por ocasião do nascimento, qual a justiça das doenças de nascença ou do privilégio da saúde; das dificuldades impostas pela vida a uns em contraste com as facilidades de outros?
         Sendo Deus infinitamente perfeito em bondade e justiça, como poderia criar espíritos humanos mais favorecidos que outros? Principalmente porque não tiveram oportunidade de fazerem nem uma obra, nem o bem nem o mal.
         O Espiritismo vem esclarecer, através da preexistência da alma, que o espírito já existia como um ser moral e intelectualmente formado antes da fecundação. Pela lei da reencarnação, o espírito passa por diversas existências, podendo praticar o bem ou o mal. Todavia, recebe em cada uma delas as consequências dos seus atos.
         É o que se compreende da passagem bíblica acima, quando diz: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci…” Jeremias era um espírito capacitado, pelas suas vivencias anteriores, a reencarnar como profeta e desempenhar sua missão entre os hebreus. O versículo está em total concordância com a Doutrina Espírita.



     Jefferson Moura de Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário