“Logo se reconhecerá que o Espiritismo ressalta a cada passo do próprio texto das Escrituras Sagradas. Os Espíritos não vêm, pois, destruir a religião, como alguns o pretendem, mas, ao contrário, vêm confirmá-la, sancioná-la por provas irrecusáveis.” (O Livro dos Espíritos, questão 1010)

domingo, 10 de abril de 2022

O ENSINO DOS APÓSTOLOS E A EXEGESE BÍBLICA

Dentre os seus seguidores, o Senhor Jesus elegeu os mais próximos para darem continuidade à sua mensagem, ficando responsáveis por disseminarem o que haviam aprendido. Todavia, eram homens simples em sua maioria e mesmo o mais letrado e inspirado deles imprimia inevitavelmente em seus discursos e escritos muito de sua própria personalidade e percepções culturais, o que é algo perfeitamente natural e aceitável.

Por isso mesmo, é preciso ter extremo cuidado quando se lê e interpreta determinadas passagens, levando-se em conta o pensamento cultural da época do autor e do período em que a mensagem que lhe é atribuída foi escrita. Muitos desses ensinos devem ser filtrados pelo leitor ou estudioso para que não se desenvolva uma hermenêutica equivocada, como muito se vê, infelizmente, no mundo religioso da atualidade.

Interpretações que muitas vezes interferem radicalmente na vida íntima e social de muitas pessoas, que baseados em textos tomados literalmente ou interpretados erroneamente, conduzem suas vidas e a de outros de maneira totalmente diversa daquilo que o próprio Jesus ensinava.

Essa prudência também se estende aos próprios evangelhos canônicos e ao Antigo Testamento, bem como a qualquer escrito de cunho religioso, pois, todo cuidado é pouco na escolha de interpretações, lideranças e movimentos religiosos. Pois, sendo Deus AMOR, qualquer ensino ou prática religiosa que fuja da infinitude do amor divino não pode provir daquele que é TODO MISERICÓRDIA e BONDADE. Porquanto, onde falta o verdadeiro amor sobressaem-se a soberba, a ganância e a tirania.


Jefferson Moura de Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário