“Logo se reconhecerá que o Espiritismo ressalta a cada passo do próprio texto das Escrituras Sagradas. Os Espíritos não vêm, pois, destruir a religião, como alguns o pretendem, mas, ao contrário, vêm confirmá-la, sancioná-la por provas irrecusáveis.” (O Livro dos Espíritos, questão 1010)

segunda-feira, 9 de maio de 2022

CARIDADE E REFORMA ÍNTIMA NO ESPIRITISMO

 



     Muitos cristãos tradicionais têm uma visão distorcida da caridade praticada e ensinada pelo Espiritismo, reduzindo o esforço de reforma interior pregado pela Doutrina apenas às esmolas, doações e assistência .

     Realmente a prática da caridade material é muito forte e divulgada entre nós, todavia, a Doutrina Espírita não proclama somente esta forma de beneficência, mas, principalmente a caridade moral como consta no “Evangelho Segundo o Espiritismo” Cap. 13 – “Que a mão esquerda não saiba o que faz a direita” onde todo esse capítulo refere-se a essa prática que, como se afirma ali: “todos podem praticar, que materialmente nada custa, e que não obstante é a mais difícil de se pôr em prática”.

    É dessa caridade moral ensinada no espiritismo que provém os frutos do amor em ação como preconizou o apóstolo João (1 João 3:18). Pois a caridade pode ser exercida sob diferentes formas e todas levam à reforma interior do indivíduo, levando a criatura mais perto do criador. Pois toda vez que exercitamos a caridade material com sinceridade e amor, estamos aprendendo a ser melhores, em nos tornando melhores, modificamos o nosso íntimo.


Jefferson Moura de Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário