“Logo se reconhecerá que o Espiritismo ressalta a cada passo do próprio texto das Escrituras Sagradas. Os Espíritos não vêm, pois, destruir a religião, como alguns o pretendem, mas, ao contrário, vêm confirmá-la, sancioná-la por provas irrecusáveis.” (O Livro dos Espíritos, questão 1010)

domingo, 29 de novembro de 2020

O FORMATO DA TERRA E A RELIGIÃO


      Um dos princípios daqueles que defendem a hipótese da terra plana é que as pessoas devem confiar em seus próprios sentidos, no momento de averiguar a verdadeira configuração da terra e dos astros, a percepção visual é bastante valorizada. Segundo esse “método” de exploração astronômica, se deve rejeitar todas as descobertas científicas desenvolvidas durante séculos de estudos, cálculos, pesquisas experimentais e observacionais para aceitar somente aquilo que os nossos cinco sentidos demonstrarem que é real, prezando acima de tudo a observação pessoal em detrimento do método científico. A isso chamam de Astronomia Zetética.


Entretanto, esse pessoal parece esquecer que o nosso sistema sensorial é limitado e muitos fenômenos naturais tornam-se acessíveis unicamente através de instrumentação adequada, onde a causa real de determinado efeito pode ser analisado e mensurado.

È muito simples de avaliarmos isso, durante milhares de anos a humanidade acreditou que todas as doenças tinham origem sobrenatural, pois ignoravam a ação dos microrganismos como causa de grande parte das enfermidades e epidemias que ceifavam a vida de milhões de indivíduos, principalmente pela falta de limpeza naqueles tempos de ignorância, sobretudo na idade média. Essa vida microbiana não pode ser visualizada a não ser por meio de instrumentos como o microscópio. Ou seja, o conhecimento científico acumulado e o desenvolvimento de aparelhos permitiram a investigação desse mundo microscópico e consequentemente a descoberta de medicamentos, assim como, o incremento de melhores hábitos de higiene.

De modo semelhante, o macrocosmo não pode ser estudado fiando-se exclusivamente naquilo que podemos perceber a olho nu. Na antiguidade, os povos que observavam mais atentamente o céu, chegaram a uma noção mais ou menos uniforme em todos os continentes sobre a configuração da terra. Todavia, esses dados colhidos, ofereciam apenas um aspecto aparente e muitas vezes ilusório do mundo e dos astros, visto que todos eram obtidos por meio exclusivamente dos sentidos.

Aos olhos desses observadores antigos, o céu parecia verdadeiramente uma cúpula sólida cujas bordas assentavam-se sobre as águas do oceano. As terras continentais, rodeadas pelas águas, que pareciam sem fim, afigurava-se como uma rosca a deriva, formando um bloco único. O Sol e as estrelas grudados na cúpula moviam-se junto com ela, ou quando muito, passeavam nela em movimentos independentes. Acima da cúpula moravam as divindades e segundo algumas mitologias, essa estrutura também sustentava um oceano celeste, que os antigos imaginavam preencher o universo, qual imenso reservatório aquático. Essas ideias passaram a fazer parte da mitologia religiosa de vários povos, inclusive dos hebreus.


Alguns adeptos modernos da suposição antiga da terra plana ainda acreditam piamente na existência desse oceano celeste, baseados unicamente na crença religiosa. Chegam ao ponto de negar a existência da gravidade e propõem hipóteses absurdas e até infantis para explicarem determinados fenômenos somente elucidados racionalmente e experimentalmente pela gravidade. Existem vários experimentos que provam a existência da gravidade, embora ainda não a conheçamos totalmente, mas, vemos claramente os seus efeitos.

Por isso, lamentável que nos tempos atuais exista uma tendência irracional de desvalorizar o conhecimento científico dando voz a achismos e mitologias antigas. É preciso dizer que o reconhecimento daquilo que a ciência consegue demonstrar não desmerece a religião nem nos torna ateus. Aliás, o que melhor demonstraria o poder de Deus: a gravidade, nos colocando de cabeça para baixo numa terra esférica ou simplesmente ficarmos em pé num terra plana? Deus não é Deus do impossível? O que é mais difícil? O mais difícil é a gravidade e por isso mesmo, esse fenômeno natural comprova o tremendo poder do nosso Criador.

Infelizmente grande parte dos nossos irmãos terraplanistas, não se preocupam muito com provas científicas ou experimentos que lhes contrarie a opinião e a crença. Irão sempre negar e contrapor hipóteses contrárias, não que devemos aceitar tudo sem questionar, mas a obstinação de alguns desses adeptos chega ao fanatismo, principalmente por não se aperceberem que suas afirmações acerca de conspirações internacionais são em sua maioria contraditórias. Aliás o que sustenta essa hipótese terraplanista é justamente a disseminação de conspirações infundadas, para justificar suas ideias.

A ciência pode não ser perfeita e não ter todas as respostas, porém ela é a pedra de toque para não cairmos no fanatismo religioso, na barbárie e na desinformação, propagadas por indivíduos e organizações que apenas querem impor suas ideologias. Portanto, valorizemos o conhecimento científico sem deixarmos as nossas crenças religiosas de lado, mas, tentando encontrar um equilíbrio satisfatório, pois, se Deus é o Criador, a ciência é o instrumento do homem para desvendar os segredos dessa criação maravilhosa.

 

 

Jefferson Moura de Lemos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário