“Logo se reconhecerá que o Espiritismo ressalta a cada passo do próprio texto das Escrituras Sagradas. Os Espíritos não vêm, pois, destruir a religião, como alguns o pretendem, mas, ao contrário, vêm confirmá-la, sancioná-la por provas irrecusáveis.” (O Livro dos Espíritos, questão 1010)

quarta-feira, 29 de junho de 2022

COMO DIFERENCIAR OS FALSOS DOS VERDADEIROS PROFETAS

O dom de profecia também é uma manifestação mediúnica como todos os dons espirituais. Entretanto como em tudo nesse mundo existem os verdadeiros e os falsos profetas e, infelizmente, esses últimos pululam em maior número em nossos dias.

Como ensina o Espiritismo, os falsos profetas existem tanto no mundo espiritual quanto no plano físico e por vezes os dois caminham de mãos dadas pelo processo de afinidade. Assim, a prudência que se deve ter para com um serve igualmente para com o outro. Vejamos alguns trechos de Kardec e dos Espíritos superiores relativos ao assunto:


O primeiro controle é, sem contradita, o da razão, ao qual é necessário submeter, sem exceção, tudo o que vem dos Espíritos. Toda teoria em contradição manifesta com o bom-senso, com uma lógica rigorosa, e com os dados positivos que possuímos, por mais respeitável que seja o nome que a assine, deve ser rejeitada.” O Evangelho Segundo o Espiritismo introdução.

Em outra instrução:

É assim, meus irmãos, que deveis julgar: são as obras que devem ser examinadas. Se os que se dizem revestidos do poder divino revelam todos os sinais de semelhante missão, ou seja, se eles possuem, no mais alto grau, as virtudes cristãs e eternas: a caridade, o amor, a indulgência, a bondade que concilia todos os corações; e se, confirmando as palavras, lhes juntam os atos; então podereis dizer: Estes são realmente os enviados de Deus.

Mas desconfiai das palavras melífluas, desconfiai dos escribas e dos fariseus, que pregam nas praças públicas, vestidos de longas vestes. Desconfiai dos que pretendem estar na posse da exclusiva e única verdade!

Não, não, o Cristo não está lá, porque aqueles que ele envia, para propagar a sua santa doutrina e regenerar o povo, são sempre, a seu próprio exemplo, mansos e humildes de coração, acima de tudo o mais; os que devem, por seus exemplos e seus conselhos, salvar a humanidade, que corre para a perdição e se desvia por caminhos tortuosos, serão, antes de tudo, inteiramente modestos e humildes. Todo aquele que revela um átomo de orgulho, fugi dele como de uma lepra contagiosa, que corrompe tudo o que toca. Lembrai-vos de que cada criatura traz na fronte, mas sobretudo nos atos, a marca de sua grandeza ou de sua decadência.” O Evangelho Segundo o Espiritismo cap. XXI, item 8, Os Falsos Profetas.

E mais outra instrução dos Espíritos:

Assim sendo, concluireis que o verdadeiro missionário de Deus deve provar que o é pela sua superioridade, pelas suas virtudes, pela sua grandeza, pelos resultados e a influência moralizadora de suas obras. Tirai ainda esta outra consequência: se ele estiver, pelo seu caráter, pelas suas virtudes, pela sua inteligência, abaixo do papel que se arroga, ou do personagem cujo nome utiliza, não passa de um farsante de baixa classe, que não sabe sequer imitar o seu modelo.” O Evangelho Segundo o Espiritismo cap. XXI, item 9, Caracteres do Verdadeiro Profeta.

Enfim, uma doutrina absolutamente racional e lógica, apoiado no amor e na caridade. Todo ensino ou ato que não esteja em sintonia com o amor infinito de Deus e a caridade legítima e desinteressada, que não esteja reforçado pelo princípio do dai de graça o que de graça recebestes, com certeza não vem do Eterno nem de seus verdadeiros mensageiros. 


Jefferson Moura de Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário