“Logo se reconhecerá que o Espiritismo ressalta a cada passo do próprio texto das Escrituras Sagradas. Os Espíritos não vêm, pois, destruir a religião, como alguns o pretendem, mas, ao contrário, vêm confirmá-la, sancioná-la por provas irrecusáveis.” (O Livro dos Espíritos, questão 1010)

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O APÓSTOLO PAULO E A REENCARNAÇÃO

“E como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.”

 (Hebreus 9:27)¹
        

          Frequentemente nossos irmãos de outras denominações cristãs, utilizam esse versículo para combaterem a doutrina da reencarnação. Logicamente, como veremos, as palavras do apóstolo dos gentios não desacreditam de nenhuma forma a idéia reencarnacionista, pelo contrario, a creditam, por isso, asseveramos que ele estava certíssimo na sua afirmação.
         

           Vejamos: “aos homens está ordenado morrerem uma vez”, realmente só se morre uma vez, o corpo humano após o desencarne, desfaz-se, e o homem físico volta para a terra pela desagregação natural dos elementos químicos que o compõe. Mas, o ser espiritual continua vivo retornando às regiões espirituais de onde proveio.
         Acontece que o espírito, ao receber o “juízo” como o disse o apóstolo,  desperta em regiões de luz ou de trevas de acordo com suas afinidades (já que o julgamento não acontece como nos tribunais terrenos, mas, ocorre no interior da sua consciência determinando em que regiões despertará) passando um período determinado que chamamos no espiritismo de erraticidade.
          Após esse tempo, retornará mais tarde, para novas experiências na carne, a fim de continuar a sua evolução para Deus através dos diversos meios de aprendizado que as provas e expiações terrenas proporcionam. Para isso, reencarnará através de outro corpo, terá outra configuração física, outra personalidade, outros pais… Então não será mais o mesmo homem, embora, seja o mesmo Espírito. Desse modo, o homem verdadeiramente só poderá morrer uma única vez.
         Em contrapartida, a doutrina da ressurreição da carne, aceita pelas religiões tradicionais, é rebatida pela passagem acima, pois, segundo essa doutrina, Lázaro teria morrido duas vezes o que contradiz as palavras de Paulo.



 Jefferson Moura de Lemos




Referências:

[1] Bíblia Sagrada. João Ferreira de Almeida. Ed. 1995 São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2005.


Nenhum comentário:

Postar um comentário