“Logo se reconhecerá que o Espiritismo ressalta a cada passo do próprio texto das Escrituras Sagradas. Os Espíritos não vêm, pois, destruir a religião, como alguns o pretendem, mas, ao contrário, vêm confirmá-la, sancioná-la por provas irrecusáveis.” (O Livro dos Espíritos, questão 1010)

sexta-feira, 15 de abril de 2022

O JOVEM RICO E A REENCARNAÇÃO

 


Certa feita, Jesus saindo da Galiléia e seguindo para a Judéia foi acompanhado por uma multidão, inclusive de fariseus, que pelo caminho procuravam interrogá-lo acerca de vários assuntos. Em determinado momento, um jovem se aproximou do Mestre e um diálogo esclarecedor se estabeleceu:

E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: “Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? – E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. – Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; – Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. – Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? – Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. – “E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.” (Mateus 19: 16 – 22)

Aos religiosos que ensinam que a salvação é única e exclusivamente pela fé perguntamos: seguir os mandamentos não são obras? Doar aos pobres não é fazer obras? Não foram essas as condições colocadas por Jesus ao jovem para herdar a vida eterna? No primeiro momento, Jesus não coloca nenhuma outra condição para a salvação a não ser seguir os mandamentos, porém, o rapaz força mais uma resposta e o Mestre, na sua réplica, deixa transparecer que o principal problema daquele garoto era o apego excessivo aos bens materiais. Jesus tocou numa ferida chamada orgulho, o fato de deixar tudo e seguir um pobre carpinteiro fez o moço ir embora desgostoso. E era duvidoso que ele realmente seguisse o mandamento de amor ao próximo.

Após isso, Jesus comenta sobre a dificuldade dos ricos de herdarem reino dos céus, o que deixou os discípulos perplexos e disseram: “Quem poderá salvar-se” então ele lhes consola: “E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.” (Mateus 19: 25 – 26)

A principal lição que Jesus procurou passar nesses diálogos esta relacionado ao apego exagerado aos bens materiais e ao orgulho, sentimentos que acometem qualquer pessoa em qualquer nível social, entretanto é muito mais fácil tê-los nos ambientes mais abastados, onde a riqueza eleva o amor-próprio em detrimento do amor ao próximo. Mas não é totalmente impossível para um rico se salvar, pois, existe muita gente endinheirada que faz o bem ao próximo, não fazendo disso alarde, em total sintonia com os ensinamentos de Jesus quanto as obras do bem para a salvação.

Quanto aos avarentos, a vida nos mostra diariamente quantos milionários orgulhosos mudaram o seu modo de pensar após passarem por determinados acontecimentos que mudaram a sua vida e seus valores. Deus tem mecanismos para modificar a vida das pessoas e levá-las à reforma interior, porque a intenção Dele é que cheguemos a perfeição como o próprio Jesus afirmou “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dê-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.”

E para aqueles ricos que desencarnaram ainda presos nas garras do orgulho e do desinteresse pelo próximo, será que Deus sendo infinitamente misericordioso os abandonaria numa eternidade de sofrimentos? Acreditamos que absolutamente não! E a reencarnação é a principal forma de assegurar a salvação deles. Pois, novas oportunidades de crescimento moral lhes serão dadas, mesmo que infelizmente, seja através de uma nova vida física de dores e de dificuldades. Desse modo, o que é impossível para os homens é possível para Deus.


Jefferson Moura de Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário