“Logo se reconhecerá que o Espiritismo ressalta a cada passo do próprio texto das Escrituras Sagradas. Os Espíritos não vêm, pois, destruir a religião, como alguns o pretendem, mas, ao contrário, vêm confirmá-la, sancioná-la por provas irrecusáveis.” (O Livro dos Espíritos, questão 1010)

sábado, 23 de abril de 2022

ESPIRITISMO E CRISTIANISMO

 

        Todas as denominações do cristianismo tradicional não admitem que o Espiritismo seja considerado cristão. Alegando que a Doutrina Espírita e a Cristã são diferentes e incompatíveis.

      Todavia, a que Cristianismo eles se referem? Sim, porque o Cristo não formalizou religião alguma, e quanto aos Evangelhos, não são incompatíveis de maneira nenhuma com a terceira revelação, pois “O Evangelho Segundo o Espiritismo” expõe a moral cristã e muitas questões doutrinárias dos Evangelhos em total concordância com o Espiritismo.

         As teologias das diversas denominações Cristãs divergem em muitos pontos, pois surgiram de interpretações isoladas dos textos Evangélicos segundo seu modo de compreensão e interesses. Assim, não há nenhuma de total acordo com outra, sempre existindo pontos de discussão.

         Desse modo, não podem considerar-se as únicas doutrinas Cristãs só porque o Espiritismo interpreta os Evangelhos de acordo com o ensino dos Espíritos Superiores.

         O Espiritismo baseia-se em fatos documentados em toda parte, principalmente nos círculos acadêmicos. E a moral deixada pelo Cristo tem caráter também universal, estando inserida sob diversas formas em todas as religiões, visto que, como confirmaram os Espíritos a Kardec (O Livro dos Espíritos questão 625), Jesus é o mais perfeito modelo de moral e o ser mais puro que apareceu sobre a terra. Sendo a consciência diretora do planeta.

         Assim sendo, o Espiritismo tendo por base doutrinária os evangelhos é uma doutrina eminentemente Cristã e seus adeptos são cristãos no sentido mais amplo do termo, lutando pela reforma interior, exercitando a caridade e trabalhando para que a mensagem de Jesus chegue a todas as pessoas. Tudo em concordância com as palavras do Cristo: “amai-vos uns aos outros, como eu vos amei, só assim sereis reconhecidos como meus discípulos”. 

Jefferson Moura de Lemos


Nenhum comentário:

Postar um comentário